Pular para o conteúdo

Internacionalização para diversificar mercados e atuar globalmente

Atingir níveis de excelência e conquistar novos mercados de atuação torna-se cada vez mais oportuno e necessário para as empresas do ramo educacional

Aumento das vendas, diversificação de riscos e busca por alternativas preventivas para a manutenção e efetividade de produtos e serviços são alguns dos motivos que levam empresários a buscarem na internacionalização de seus negócios um diferencial importante na acirrada corrida pela conquista e fidelização de clientes.

Entender as demandas e as necessidades de seus consumidores - constantemente antenados em novidades voltadas para processos e ferramentas disruptivas -  é o primeiro passo para que cada empresa consiga expandir seus negócios em mercados internacionais.

Internacionalização no ramo educacional

No mercado educacional, por exemplo,  as demandas são praticáveis em variados contextos, tendo o setor certa vantagem competitiva em relação a outros na expansão. Este intercâmbio que a comercialização destes produtos promove  interfere diretamente na elaboração de novos conceitos e demandas, sendo aliado na construção de uma nova forma de pensar e empreender nos processos educacionais.

Hoje, aquilo que aprendia-se ou era ensinado se limitava a um meio e grupo específico e transformou-se em algo amplo e dinâmico, podendo ser absorvido e entendido em qualquer realidade, transformando as  fronteiras um detalhe meramente geográfico, com a produção e elaboração de infoprodutos e a divulgação da educação a distância.

> Se você está lendo e tem interesse pelo empreendedorismo educacional, leia mais sobre em:
Tecnologias EAD e o conceito de universidade do futuro na expansão do conhecimento

Planejamento antes de tudo!

Para as empresas que buscam posicionar-se no mercado internacional o planejamento estratégico para esta expansão deve-se levar em conta também outra questão primordial: a escolha do país em que pretende comercializar seus produtos e serviços. Elaborando estudos e pesquisas qualitativas para analisar a viabilidade desta inserção, entendendo as particularidades e necessidades de cada local.

Os EUA, por exemplo, aparecem como sendo o país de maior relevância e preferência entre as empresas brasileiras pesquisadas em estudo realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex - Brasil) divulgado em junho de 2017. O país atua como  porta de entrada para que serviços e produtos consolidem-se no contexto global devido a forte influência internacional no sentido econômico e cultural.

Entender essas dinâmicas de mercado é munir-se de maiores ferramentas no processo de expansão, com maior segurança jurídica, fiscal e financeira podendo assim garantir melhores resultados na ampliação do negócio. A partir dessas informações as empresas que estiverem preparadas podem levar o sucesso já obtido em seus países de origem para o mundo.