Pular para o conteúdo

Startups: por que elas estão revolucionando mercados?

As startups estão presentes no mercado profissional, educacional e basicamente em todo cenário onde a inovação é aplicada. Estas empresas estão revolucionando mercados com planos de negócios escaláveis, custos reduzidos e com produtos e serviços disruptivos. 

Conhecer estas e outras características  das startups contribui para que empresários e futuros empreendedores consigam adaptar-se ao novo mercado e estabelecer negócios equilibrados e menos dependentes de fatores externos. 

Confira 5 das principais características que fazem deste modelo o ideal para quem quer colocar um produto ou serviço no mercado!

 

5 principais características das Startups

  1. Produtos e serviços inovadores

Identificar tendências e criar soluções para elas auxilia empreendedores a desenvolverem produtos e serviços alinhados às novas demandas do mercado, além de se destacarem em seus segmentos de atuação. 

Comportamentos, hábitos e modos de consumir foram transformados pela tecnologia e cada setor teve que buscar novas propostas para atender um público cada vez mais disruptivo e exigente.  

Dados da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) demonstram, por exemplo, quais são os principais mercados de atuação atendidos por essas empresas no Brasil:

  • Educacional : 7,07% 
  • Finanças: 4,11%
  • Saúde e bem-estar: 3,63%

Cada um deles possui especificidades e demandas diferenciadas que puderam ser atendidas com o surgimento das startups. 

Disposição de cursos disruptivos, novas formas de investimento independentes do setor bancário e até mesmo aplicativos que acompanham exames clínicos são alguns exemplos de produtos e serviços ofertados pelas startups destes segmentos. 

Entender o que o público de cada área necessita e novas formas de entregar estas soluções é o caminho para empresas que visam estabelecer-se no mercado atual.

2. Modelo de negócio escalável

Escalabilidade é uma das principais características que identificam as startups. Para uma empresa ser escalável , de acordo com a organização Endeavor Brasil, ela deve possuir três características fundamentais em seus processos, são elas:

  • modelo de negócio ensinável - quando os objetivos e a forma de operacionalizar os trabalhos é facilmente ensinada para funcionários, equipes e todos que fazem parte do ecossistema da empresa. 
  • negócio valioso - serviços e produtos inovadores que destacam-se pela especialização e singularidade. 
  • modelo de produção replicável -  quando a forma de produção pode ser aplicada em vários cenários e clientes distintos. O modelo de operação já está definido e apresenta  geração de receita recorrente. 

Além disso, o conceito pode ser entendido como a expansão do negócio com alto retorno financeiro sem a necessidade de maiores gastos financeiros na elaboração do processo. 

A escalabilidade é um dos principais itens analisados por investidores, pois conseguem avaliar quais das empresas possuem maior potencial de crescimento em menor tempo e com menores custos despendidos na operacionalidade. 

3. Adaptabilidade

A adaptação a novos contextos é uma lição importante que as startups ensinam ao meio empresarial. 

Por estarem inseridas em ambientes de frequentes transformações testam e moldam constantemente seus processos na busca por formas de atender integralmente os clientes.  

Neste processo de adaptação é mantido o modelo do negócio e lapidado os pontos que apresentam falhas na operacionalização , desde custos extras em determinada fase do processo, correções técnicas e até mesmo novas orientações na forma de produzir determinada atividade. 

4. Automatização

As startups já nascem com a ideia de facilitar processos e auxiliar a experiência do usuário em serviços e produtos modernos, engajados e criativos. Por este motivo necessitam de entregas rápidas e eficientes.

Com a automatização das atividades a empresa consegue criar um padrão na produção, otimizando recursos e tornando todo o processo de trabalho mais seguro, simples e objetivo.  

5. Equipe Multidisciplinar 

Funcionários engajados e comprometidos fazem a diferença em qualquer empresa, independente do tamanho e do setor de atuação. 

Nas startups não é diferente. Empreendedores devem investir na contratação de pessoas que possuam perfis, formações e características diferenciadas para alavancar seus produtos e serviços. 

 

Perfil técnico ou business?

Segundo Censo Startse 2017, por exemplo, que avaliou startups e instituições do ecossistema de inovação demonstra que os funcionários destes locais apresentam dois principais perfis profissionais: técnico e business. Tendo o perfil técnico maior representatividade com 58% e o perfil business 42%

Estes perfis estão divididos em funções como programação, marketing digital, vendas, UX/UI designer, gestão de conteúdos, operacionalização, jurídico e financeiro. 

Identificar esses talentos e investir em capacitação é fundamental  e já é receita seguida pelas startups. 

Com estas características as startups assumem um papel fundamental no contexto atual. 

Elas criam e inovam com soluções diferenciadas apesar das incertezas e variações do mercado. 

Estas características principais auxilia empreendedores a modernizarem os processos de suas empresas contribuindo para o desenvolvimento individual de cada delas e no contexto econômico e social como um todo. 

Adapte-se às novas demandas do mercado e otimize seus serviços com melhorias pontuais seguido o exemplo destas empresas que buscam inovação e novas formas de negócios a todo instante.