Autonomia. É o que você sempre quis, tanto na vida pessoal como na profissional, não é? E é a...
Startups: por que elas estão revolucionando mercados?
As startups estão presentes no mercado profissional, educacional e basicamente em todo cenário onde a inovação é aplicada. Estas empresas estão revolucionando mercados com planos de negócios escaláveis, custos reduzidos e com produtos e serviços disruptivos.
Conhecer estas e outras características das startups contribui para que empresários e futuros empreendedores consigam adaptar-se ao novo mercado e estabelecer negócios equilibrados e menos dependentes de fatores externos.
Confira 5 das principais características que fazem deste modelo o ideal para quem quer colocar um produto ou serviço no mercado!
5 principais características das Startups
- Produtos e serviços inovadores
Identificar tendências e criar soluções para elas auxilia empreendedores a desenvolverem produtos e serviços alinhados às novas demandas do mercado, além de se destacarem em seus segmentos de atuação.
Comportamentos, hábitos e modos de consumir foram transformados pela tecnologia e cada setor teve que buscar novas propostas para atender um público cada vez mais disruptivo e exigente.
Dados da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) demonstram, por exemplo, quais são os principais mercados de atuação atendidos por essas empresas no Brasil:
- Educacional : 7,07%
- Finanças: 4,11%
- Saúde e bem-estar: 3,63%
Cada um deles possui especificidades e demandas diferenciadas que puderam ser atendidas com o surgimento das startups.
Disposição de cursos disruptivos, novas formas de investimento independentes do setor bancário e até mesmo aplicativos que acompanham exames clínicos são alguns exemplos de produtos e serviços ofertados pelas startups destes segmentos.
Entender o que o público de cada área necessita e novas formas de entregar estas soluções é o caminho para empresas que visam estabelecer-se no mercado atual.
2. Modelo de negócio escalável
Escalabilidade é uma das principais características que identificam as startups. Para uma empresa ser escalável , de acordo com a organização Endeavor Brasil, ela deve possuir três características fundamentais em seus processos, são elas:
- modelo de negócio ensinável - quando os objetivos e a forma de operacionalizar os trabalhos é facilmente ensinada para funcionários, equipes e todos que fazem parte do ecossistema da empresa.
- negócio valioso - serviços e produtos inovadores que destacam-se pela especialização e singularidade.
- modelo de produção replicável - quando a forma de produção pode ser aplicada em vários cenários e clientes distintos. O modelo de operação já está definido e apresenta geração de receita recorrente.
Além disso, o conceito pode ser entendido como a expansão do negócio com alto retorno financeiro sem a necessidade de maiores gastos financeiros na elaboração do processo.
A escalabilidade é um dos principais itens analisados por investidores, pois conseguem avaliar quais das empresas possuem maior potencial de crescimento em menor tempo e com menores custos despendidos na operacionalidade.
3. Adaptabilidade
A adaptação a novos contextos é uma lição importante que as startups ensinam ao meio empresarial.
Por estarem inseridas em ambientes de frequentes transformações testam e moldam constantemente seus processos na busca por formas de atender integralmente os clientes.
Neste processo de adaptação é mantido o modelo do negócio e lapidado os pontos que apresentam falhas na operacionalização , desde custos extras em determinada fase do processo, correções técnicas e até mesmo novas orientações na forma de produzir determinada atividade.
4. Automatização
As startups já nascem com a ideia de facilitar processos e auxiliar a experiência do usuário em serviços e produtos modernos, engajados e criativos. Por este motivo necessitam de entregas rápidas e eficientes.
Com a automatização das atividades a empresa consegue criar um padrão na produção, otimizando recursos e tornando todo o processo de trabalho mais seguro, simples e objetivo.
5. Equipe Multidisciplinar
Funcionários engajados e comprometidos fazem a diferença em qualquer empresa, independente do tamanho e do setor de atuação.
Nas startups não é diferente. Empreendedores devem investir na contratação de pessoas que possuam perfis, formações e características diferenciadas para alavancar seus produtos e serviços.
Perfil técnico ou business?
Segundo Censo Startse 2017, por exemplo, que avaliou startups e instituições do ecossistema de inovação demonstra que os funcionários destes locais apresentam dois principais perfis profissionais: técnico e business. Tendo o perfil técnico maior representatividade com 58% e o perfil business 42%.
Estes perfis estão divididos em funções como programação, marketing digital, vendas, UX/UI designer, gestão de conteúdos, operacionalização, jurídico e financeiro.
Identificar esses talentos e investir em capacitação é fundamental e já é receita seguida pelas startups.
Com estas características as startups assumem um papel fundamental no contexto atual.
Elas criam e inovam com soluções diferenciadas apesar das incertezas e variações do mercado.
Estas características principais auxilia empreendedores a modernizarem os processos de suas empresas contribuindo para o desenvolvimento individual de cada delas e no contexto econômico e social como um todo.
Adapte-se às novas demandas do mercado e otimize seus serviços com melhorias pontuais seguido o exemplo destas empresas que buscam inovação e novas formas de negócios a todo instante.