Pular para o conteúdo

Resultado do Sisu: o que fazer se não passei?

Nem sempre o resultado do Sisu pode ser o esperado. Caso você não tenha conseguido uma vaga com sua pontuação, veja mais alternativas para o seu futuro!

Aguardar o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um dos momentos mais difíceis do ano para qualquer candidato. Inscrever-se no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e esperar para verificar se a nota foi o suficiente para conquistar uma vaga na universidade é realmente tenso.

Quando a resposta que chega não é a esperada, pode bater a dúvida: o que fazer agora que não passei? Já podemos adiantar que não é o fim do mundo! Caso você tenha visto o seu resultado do Sisu e tenha sido negativo, continue lendo o nosso post para descobrir como agir nessa situação. Confira!

 

 

1. Aceite o resultado

Depois de ver que não passou no Sisu, o melhor que você tem a fazer é aceitar. Ou seja, é normal ficar chateado, porém, você deve se lembrar de que essa não é a única opção disponível para os candidatos.

Então, se você quiser, fique triste por alguns dias, mas volte à ativa rapidamente para não perder as demais oportunidades que estão lhe esperando!

 

2. Entre na lista de espera

Mesmo que você não tenha passado em nenhuma das duas opções que selecionou no Sisu, não significa que você não possa ingressar no ensino superior. O sistema possui uma lista de espera que chama os próximos colocados caso outros candidatos desistam de fazer a matrícula.

Sendo assim, dependendo da sua colocação e da rotatividade da lista de espera, você ainda tem chances de conquistar a sua vaga. No entanto, para que um candidato seja chamado, ele precisa manifestar interesse em participar da lista.

Geralmente, para demonstrar o seu interesse, basta entrar no Boletim do Candidato no site do Sisu e selecionar a participação na lista de espera de uma das suas opções. Em seguida, é só confirmar o pedido de participação.

Algumas universidades pedem para que o candidato também manifeste seu interesse no site da própria instituição, então lembre-se de verificar quais são as exigências da universidade que você pretende ingressar.

 

3. Use o resultado em outros vestibulares

Você também pode utilizar o resultado dessa prova para tentar matricular-se em outras universidades. Geralmente, há duas maneiras de usar o seu teste para ingressar em uma instituição: de forma integral, em que só a pontuação da prova é suficiente para concorrer a uma vaga, ou parcial, quando é preciso fazer um vestibular próprio da universidade, além de realizar o Enem.

 

4. Candidate-se a uma bolsa de estudos

Como muitas universidades particulares aceitam o resultado do Sisu, você também pode tentar conseguir uma bolsa com a sua pontuação. Uma das opções é o Prouni (Programa Universidade para Todos), em que é necessário obter mais de 450 pontos e não zerar a redação para concorrer a uma bolsa.

Além disso, o candidato deve preencher certos requisitos, como ter renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa, não ter outro diploma de curso superior e ter feito o ensino médio em escola pública ou em uma particular, porém com bolsa integral.

O programa do governo federal oferece bolsas integrais e parciais, de acordo com a pontuação e com a renda do candidato. Para concorrer a uma bolsa integral, por exemplo, é preciso comprovar renda mínima de 1,5 salário por pessoa da família.

Outra alternativa de bolsa é o Programa Educa Mais Brasil, da iniciativa privada, e há ainda opções de financiamento, como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Fique tranquilo: obter um resultado negativo no Sisu não significa que você não terá mais chances de entrar em uma universidade. Como foi dito, há mais opções para os candidatos que desejam ingressar em uma instituição de ensino superior.

Depois de ver algumas dessas alternativas, você já decidiu o que vai fazer com o seu resultado do Sisu? Comente aqui o que achou e compartilhe este artigo com seus colegas!