Pular para o conteúdo

Realidade Virtual X Realidade Aumentada: você sabe a diferença?

É comum confundirmos realidade virtual e realidade aumentada: estes dois termos de tecnologias que estão revolucionando a forma de entretenimento, consumo e de aprendizado pelo mundo.

Em contato com essas novas tecnologias, seja qual for o momento e a estratégia, a experiência do usuário muda completamente - ele sai da sua zona de conforto, fazendo com que o nível de atenção e a expectativa aumentem.

Vamos entender a diferença entre realidade virtual e realidade aumentada?

realidade-aumentada

 

Realidade aumentada

O objetivo da realidade aumentada é incorporar elementos digitais à nossa própria realidade, ela popularmente age como efeito multiplicador, seja pelos sentidos ou por novas informações e formatos de interação.

Normalmente a realidade aumentada pode ser encontrada em Cinemas 4D, jogos (Pokemón Go, por exemplo), aplicativos, filtros em redes sociais, entre outros.

 

realidade-virtual

 

Realidade virtual

Já a realidade virtual cria um novo ambiente imersivo, levando a indução de efeitos visuais, sonoros e táteis em um ambiente simulado. Pode ser interativo ou não. Alguns exemplos desse formato de tecnologia em nosso dia a dia: Criação de cenários para uma aula de história, treinamento de policiais, venda de imóveis, etc.

Para projetar esses ambientes, normalmente são usados elementos específicos, como óculos, cabines, salas, entre outros equipamentos.

 

Tendência global

Outro fator interessante é que segundo a plataforma de inteligência global HolonIQ os maiores investimentos globais em tecnologia educacional serão em Realidade Aumentada e Realidade Virtual.

A previsão é que o valor dê um salto de US$ 1,8 bilhão em 2018 para US$ 12,6 bilhões em 2025.

Saber a diferença entre os dois termos é apenas o começo.

Entender como estas tecnologias podem trazer novas possibilidades para a educação é o caminho!