Ter um líder no ambiente de trabalho é importante não apenas para quem ocupa o cargo, mas também...
Home office: como liderar a distância?
Com os desdobramentos relacionados à atual pandemia da Covid-19, muitos países instalaram a quarentena obrigatória e o isolamento social com o objetivo principal de amenizar a propagação da doença que já causou milhares de mortes. Com isso, empresas de variados setores adotaram o home office para não diminuir a produtividade de trabalho. Os líderes dessas empresas passaram a necessitar de mais estratégias para manter a liderança na gestão de suas equipes.
Home office: como liderar a distância?
A quarentena e, consequentemente, o home office alteraram consideravelmente os métodos e as estratégias de trabalho empregados por gestores. Alguns aspectos não muito comuns ao ambiente ''normal'' de trabalho começaram a ''invadir'' um espaço relacionado à produtividade das empresas.
A solidão, por exemplo, substituiu a proximidade e as rodas de conversa com os colegas. Além disso, diversos fatores começaram a virar distração, atrapalhando quem exerce suas funções de trabalho em home office. Misturar compromissos profissionais com tarefas pessoais pode causar um excesso de afazeres, o que não é saudável para a mente do gestor.
A presença física de um líder é muito importante na administração de uma empresa. Mas, apesar das dificuldades, a distância não impossibilitou totalmente o ato de liderar. Ainda é possível aplicá-lo nos meios virtuais. Saiba como!
1. Escolha um ambiente favorável
Às vezes, a bagunça e distrações em casa impedem a execução perfeita em home office. Com isso, é importante reservar um cômodo só para o seu trabalho com o objetivo de ter mais foco. Além disso, o próprio ambiente pode afetar o rendimento de sua liderança. Dessa forma, priorize lugares bem arejados e com iluminação natural, visto que a artificial também pode fazer com que você se distraia.
2. Mantenha o networking a distância
Mesmo em home office, é muito importante manter a liderança no mundo virtual. Compartilhar ideias, dar feedbacks e se manter por dentro do que está acontecendo é necessário. É importante ainda escolher um horário favorável para que todos os integrantes da equipe possam se reunir. Porém, deve-se tomar cuidado com o controle excessivo, pois isso gera uma desconfiança por parte da equipe, o que não é bom na gestão de pessoas. Deixe a equipe se sentir confortável!
3. Atente-se às metas pessoais diárias
Além da coordenação de equipes, a gestão pessoal também é algo muito importante para o líder. Impor metas diárias para si mesmo é uma ótima estratégia para manter a produtividade em home office. Outro fator de destaque é a organização em uma agenda ou bloco de notas. Assim, o gestor não se perde nos prazos de entrega.
4. Estabeleça um horário
Em quarentena, é comum a mistura de tarefas de casa com compromissos relacionados ao trabalho. Assim, muitas vezes algo é priorizado e algo deixado de lado. É importante estabelecer um horário para exercer o home office para que a produtividade seja maior.
Como líder, motivar o resto da equipe a fazer o mesmo é importante, sempre verificando se todos estão cumprindo o estabelecido. Para isso, deixe-os ter um tempo reservado para o cuidado próprio. Evite ao máximo possível entrar em contato com a equipe fora dos horários estabelecidos normalmente, pois isso gera uma sensação desagradável de cobrança extrema e sobrecarregamento.
A situação jamais vista afetou, de fato, a estruturação e a produtividade de muitas empresas. Porém, diversas ferramentas estão disponíveis para que não ocorra nenhum tipo de interrupção na qualidade do trabalho durante a quarentena.
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