Para ser um líder, é necessário o entendimento das capacidades profissionais e pessoais de seus funcionários.
São denominadas, Hard e Soft Skills as capacidades técnicas, competências e habilidades subjetivas de um profissional para executar funções.
Hard Skills: São chamadas, as que habilidades que podem ser mensuradas de alguma forma. Podem ser aprendidas em cursos, livros, treinamentos, entre outros.
Alguns exemplos de hard skills: proficiência em língua estrangeira, graduação, especialização, cursos técnicos e desenvolvimento de softwares.
Soft Skills: São habilidades subjetivas e individuais de cada profissional, relacionadas a crenças, personalidade, caráter e valores. As soft skills, estão ligadas ao relacionamento e interpessoal e a comunicação, são competências que nem sempre são relatadas no currículo, mas são importantíssimas dentro de uma organização.
Exemplos de soft skills: resiliência, boa comunicação, flexibilidade, proatividade, ética e espírito de equipe, são algumas das soft skills mais procuradas pelas organizações.
Para entender sobre liderança, sobre reconhecer habilidades, diferenciar pessoas e construir seu time, clique aqui e assista nossa Websérie Liderança de Alta performance.