Quando se fala em investimentos, muitos pensam que é necessário alta quantidade de dinheiro ou...
Renda Fixa X Renda Variável
No mundo de investimentos, existem duas vertentes opostas de aplicações bastante utilizadas, a Renda Fixa e Renda Variável uma de estabilidade e segurança e a outra de risco alto e variação do valor no mercado.
Para entender essas diferenças, devemos primeiramente saber sobre o mercado de investimentos. O CEO do grupo XP, Guilherme Benchimol, e o professor de economia da Fundação Dom Cabral e New York University Shanghai, comentam sobre possibilidade do crescimento do setor no país.
O perfil do brasileiro é conservador, o Brasil tem um dos mercados financeiros mais fechados do mundo. Entretanto, Benchimol acredita que o setor de investimentos tem potencial para crescer de forma exponencial nos próximos anos.
Mas, para sabermos qual a diferença das duas aplicações precisamos saber o que são elas.
Renda Fixa: Aplicação do seu dinheiro em um investimento mais seguro, onde previamente você acordá-ra quanto será o valor aplicado, juros e em quanto tempo receberá seu dinheiro investido mais o lucro do juros aplicado.
O investidor, geralmente, “empresta” a aplicação a alguém, podendo ser bancos, empresas e o próprio governo.
Renda Variável: Segue o caminho oposto da renda fixa, não têm seguridade e nem garante o retorno total do seu dinheiro aplicado, porém o rendimento pode ser altamente positivo.
Os ativos de rendas variáveis são definidos por remunerações que não podem ser dimensionadas antes do momento da aplicação.
Principais diferenças entre Renda Fixa e Variável
A renda variável se aplica na compra de parte de um negócio, como uma empresa ou empreendimento imobiliário. Já a renda fixa consiste em emprestar dinheiro para bancos, empresas e o governo.
A seguridade da renda fixa permite um certo conforto no investidor, já a renda variável não tem segurança, podendo lucrar muito mais do que esperado, mas podendo ir a falência.
O seu perfil de investidor pode te auxiliar bastante nesta escolha:
Conservador: Prefere não arriscar em um investimento onde seu capital pode sofrer muitas alterações.
Equilibrado: Pode investir tanto em uma quanto em outra, depende de como analisa o mercado.
Agressivo: Podemos utilizar como um termo muito popular, “Tudo ou Nada”. Este tipo de investidor gosta do desafio e de alcançar altos patamares a curto prazo.
E aí, qual tipo de renda se encaixa com seu perfil? Comente abaixo para nós sabermos!
Confira outros conteúdos gratuitos sobre o assunto:
Websérie Transforme sua Vida Financeira
Com sete vídeos, a websérie 100% gratuita é totalmente voltada para quem deseja começar a investir. Produzida pelo Professor Marcos Mazzaroppi, Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Candido Mendes e Mestre em Economia Empresarial pelo IBMEC e que também atua no mercado Financeiro como Estrategista na RJI Gestão & Investimentos.
Artigos para leitura:
- Investir: o caminhos encontrado por brasileiros que desejam gerar riquezas
- InterEdTech lança 7 cursos em parceria com UCAM e InfoMoney