Qual a diferença entre chefe e líder?
Vamos detalhar e especificar as diferenças entre chefe e líder, começando com uma frase norteadora de Ralph Waldo Emerson: “Suas atitudes falam tão alto que eu não consigo ouvir o que você diz”.
Você já deve ter ouvido falar sobre a diferença que existe entre líder e chefe, com certeza já deve ter visto algum post em rede social que ilustre essa diferença.
O conceito de chefe é muito utilizado no ambiente de trabalho corporativo, em grandes empresas, com grandes demandas e alta hierarquia. Os chefes são muito criticados por serem rígidos, de pouca tolerância e flexibilidade.
Certamente, existem bons chefes que atendem a demanda solicitada pela empresa e por seus funcionários, mas muitas das vezes acabam olhando somente para o resultado ao invés de olhar para o processo de produção.
Diferente do líder, que é inspirador, que aspira confiança sem arrogância e soberba. O líder consegue extrair o potencial de cada membro de sua equipe buscando entendê-los, estimulando o aprimoramento do time.Também pratica a auto análise para melhoria e constante aprendizado.
Já os chefes utilizam bordões como “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”, prezam o controle de pessoas, gostam de ordenar e serem obedecidos, também almejam altas posições pelo status e poder, enquanto o líder pratica a empatia e o respeito sem perder a postura.
A cobrança da nova geração se baseia em verdade e coerência. Muito do que é falado não é cumprido nas empresas - o feedback muitas vezes não vem, e este é o momento onde líderes se destacam: na preocupação com seu funcionário, na forma de falar, abordagens; um líder conhece seu time e sabe como agir com cada um.
Esperamos que esta explicação tenho lhe ajudado a entender a diferença entre líder e chefe, e como a empatia pode fazê-lo sempre melhorar e evoluir!
Deixe nos comentários suas dúvidas e questionamentos e até a próxima leitura. Assista a Websérie Gratuita Liderança de Alta Performance: