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O que é e como funciona o Inbound Marketing Educacional

Escrito por Redação InterEdTech | 27/02/2020 19:34:33

Você já ouviu falar em Inbound Marketing educacional e como aplicá-lo na sua instituição de ensino? Neste artigo, você conhecerá os detalhes desta estratégia para captação de novos alunos. Boa leitura!


A forma de se entregar educação e a tecnologia estão avançando em paralelo, a cada dia que passa. A era digital já está inserida em nosso dia a dia, eventos presenciais, por exemplo, já não são as únicas maneiras de investimento para a aquisição de novos alunos. Assim sendo, com a evolução e crescimento da tecnologia, é essencial o uso de ferramentas de marketing digital para aquisição de novos alunos.

 

As mídias sociais dispõem às instituições de ensino um impacto fundamental na era digital - a interconexão, capaz de envolver todo o tipo de público com blogs, Facebook, Instagram, Twitter, entre outras redes. Se utilizadas da forma correta, possuem o papel de atrair alunos com abordagens diferenciadas e estreitam o relacionamento entre instituição e seu público - tanto com quem deseja iniciar uma carreira quanto com alunos já matriculados.

 

Como funciona o Inbound Marketing?

 

A metodologia de Inbound Marketing (IM) é uma solução, pois, além da importância em outras áreas, ajuda na captação e retenção de alunos, que são a principal fonte de renda de uma instituição de ensino. Consiste inteiramente em tornar um leitor em um potencial comprador por meio da atração de conteúdos - o conceito está ligado a educar o potencial cliente sobre a oferta de seus serviços. Esta metodologia, uma das mais utilizada por startups e empresas modernas, traz resultados positivos para a empresa de todos os ramos e nichos.

 

Na prática, a estratégia do Inbound se consolida quando o cliente procura o produto e a empresa retém a atenção deste potencial cliente, sendo o contrário do marketing tradicional, como propagandas em televisões, rádios, jornais e outdoores como exemplo. O Funil do Inbound Marketing é dividido em quatro fases principais, podendo ser adaptadas de acordo com o negócio - Atrair (normalmente identificado por visitas ao seu site), Converter (quando um visitante torna-se um lead, um contato), Fechar (momento em que o lead se torna uma venda) e Encantar (quando são realizadas ações de relacionamento e pós venda com seu público).

O objetivo principal do Inbound Marketing é transformar um produto em uma ideia, deixando de lado o marketing tradicional (outbound tradicional) de simplesmente vender o produto.

 

Inbound Marketing Educacional

 

Aliando a estratégia de IM com a educação, as instituições de ensino não oferecem apenas um curso de graduação, oferecem uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal, ajudando os alunos a se consolidarem no mercado de trabalho. Geralmente quando alguém está procurando por algum curso de ensino superior, costuma-se a analisar não apenas a mensalidade, mas todos os benefícios que a instituição pode oferecer.

 

A implantação do Inbound Marketing se condiciona através do Marketing de Conteúdo, ele se concentra na criação de conteúdos relevantes com objetivos diversificados, ampliando as possibilidades com essa metodologia, como a implementação de ebooks, artigos para blogs, vídeos, apresentações de slides, materiais de auxílio, podcasts, entre outros. Utiliza-se Marketing de Conteúdo, que é um dos principais pilares do Inbound Marketing, em todas as etapas do funil de vendas.

 

 

Quais são os benefícios?

 

  • Identificar as fases da jornada de compra do seu potencial aluno e gerar conteúdos relevantes para cada etapa do funil
  • O Marketing de Conteúdo pode ajudar na tomada de decisão e também aumentar 90% dos cliques no site institucional.
  • Custos reduzidos para criar e manter conteúdos que são relevantes sobre ensino e metodologias.
  • Flexibilidade de mudanças e redirecionamentos de campanhas.
  • Melhorar o ranqueamento de sua empresa em buscas orgânicas
  • Gerar vendas qualificadas e melhorar retorno sobre o investimento

 

Por fim, separamos algumas práticas estratégicas recomendadas para o auxílio do funcionamento do Inbound na sua IES:

 

SEO LOCAL:

Ajuda as empresas a atrair potenciais clientes que estão próximos à região geográfica selecionada.

 

ONLINE E OFFLINE (Conceito omnichannel):

invista no contato interpessoal e ações que comecem offline e terminem online, para aumentar a captação de leads durante aulas, eventos, reuniões, palestras e festas.

 

Gostou das informações? Essa é uma pequena parcela do que o Inbound Marketing pode fazer pela sua instituição. Para saber mais sobre as soluções da InterEdTech de Marketing para sua instituição, acesse o site.

 

Autor: Redação InterEdTech

 

 

 

Fontes:Hubspot, Rock Content