Você já ouviu falar em Inbound Marketing educacional e como aplicá-lo na sua instituição de ensino? Neste artigo, você conhecerá os detalhes desta estratégia para captação de novos alunos. Boa leitura!
A forma de se entregar educação e a tecnologia estão avançando em paralelo, a cada dia que passa. A era digital já está inserida em nosso dia a dia, eventos presenciais, por exemplo, já não são as únicas maneiras de investimento para a aquisição de novos alunos. Assim sendo, com a evolução e crescimento da tecnologia, é essencial o uso de ferramentas de marketing digital para aquisição de novos alunos.
As mídias sociais dispõem às instituições de ensino um impacto fundamental na era digital - a interconexão, capaz de envolver todo o tipo de público com blogs, Facebook, Instagram, Twitter, entre outras redes. Se utilizadas da forma correta, possuem o papel de atrair alunos com abordagens diferenciadas e estreitam o relacionamento entre instituição e seu público - tanto com quem deseja iniciar uma carreira quanto com alunos já matriculados.
A metodologia de Inbound Marketing (IM) é uma solução, pois, além da importância em outras áreas, ajuda na captação e retenção de alunos, que são a principal fonte de renda de uma instituição de ensino. Consiste inteiramente em tornar um leitor em um potencial comprador por meio da atração de conteúdos - o conceito está ligado a educar o potencial cliente sobre a oferta de seus serviços. Esta metodologia, uma das mais utilizada por startups e empresas modernas, traz resultados positivos para a empresa de todos os ramos e nichos.
Na prática, a estratégia do Inbound se consolida quando o cliente procura o produto e a empresa retém a atenção deste potencial cliente, sendo o contrário do marketing tradicional, como propagandas em televisões, rádios, jornais e outdoores como exemplo. O Funil do Inbound Marketing é dividido em quatro fases principais, podendo ser adaptadas de acordo com o negócio - Atrair (normalmente identificado por visitas ao seu site), Converter (quando um visitante torna-se um lead, um contato), Fechar (momento em que o lead se torna uma venda) e Encantar (quando são realizadas ações de relacionamento e pós venda com seu público).
O objetivo principal do Inbound Marketing é transformar um produto em uma ideia, deixando de lado o marketing tradicional (outbound tradicional) de simplesmente vender o produto.
Aliando a estratégia de IM com a educação, as instituições de ensino não oferecem apenas um curso de graduação, oferecem uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal, ajudando os alunos a se consolidarem no mercado de trabalho. Geralmente quando alguém está procurando por algum curso de ensino superior, costuma-se a analisar não apenas a mensalidade, mas todos os benefícios que a instituição pode oferecer.
A implantação do Inbound Marketing se condiciona através do Marketing de Conteúdo, ele se concentra na criação de conteúdos relevantes com objetivos diversificados, ampliando as possibilidades com essa metodologia, como a implementação de ebooks, artigos para blogs, vídeos, apresentações de slides, materiais de auxílio, podcasts, entre outros. Utiliza-se Marketing de Conteúdo, que é um dos principais pilares do Inbound Marketing, em todas as etapas do funil de vendas.
Por fim, separamos algumas práticas estratégicas recomendadas para o auxílio do funcionamento do Inbound na sua IES:
Ajuda as empresas a atrair potenciais clientes que estão próximos à região geográfica selecionada.
invista no contato interpessoal e ações que comecem offline e terminem online, para aumentar a captação de leads durante aulas, eventos, reuniões, palestras e festas.
Gostou das informações? Essa é uma pequena parcela do que o Inbound Marketing pode fazer pela sua instituição. Para saber mais sobre as soluções da InterEdTech de Marketing para sua instituição, acesse o site.
Autor: Redação InterEdTech
Fontes:Hubspot, Rock Content