O que é a Bolsa de Valores? Porquê é válido aprender com ela?
O mercado de investimentos é um dos mais promissores na era digital, uma das formas de investimentos mais utilizadas é a aplicação na Bolsa de Valores.
Ao longo da história, a bolsa tem um papel de financiar as empresas que negociam seus papéis, além de ser uma alternativa para pessoas investirem, ajudando o país a se desenvolver e crescer.
O que é a Bolsa de Valores?
Bolsa de Valores é o clube das corretoras de valores. É o local onde são negociadas as ações, títulos de renda fixa, títulos públicos federais, derivados financeiros, rendas variáveis, moedas à vista e commodities agropecuárias.
A bolsa nasceu, justamente, para juntar as negociações ao redor do mundo em apenas um local, assim o governo não perde o controle. Para mostrar a transparência, qualquer pessoa pode acessar as transições realizadas - usam a corretora de valores que atuam com seu nome.
Tem como objetivo:
- Manter transparente e adequado o local para negociações de compra e venda de ações
- Preservar padrões éticos nas negociações
- Divulgar oportunidades com rapidez, amplitude e detalhes
Antigamente, em algumas capitais brasileiras já existia uma Bolsa de Valores própria, porém em março de 2000 foi decretada a fusão, já que São Paulo produzia 60% da renda, portanto, o Brasil conta apenas com a BM&FBovespa.
É por definição sem fins lucrativos, mantida pelas corretoras habilitadas a atuarem ali. E também, considera a maior da América latina.
Por que é válido aprender com ela?
Para começar, devemos entender o que é a Ibovespa. É o principal índice da Bolsa Paulista e calcula a média de desempenho de uma carteira com as principais ações negociadas na B3 - que hoje é o nome dado a bolsa brasileira, em 2017 fomos considerados a quinta maior bolsa de mercado de capitais e financeiros do mundo.
O índice funciona como um termômetro do mercado acionário do Brasil e mede, por meio de um sistema de pontos baseado em reais, o desempenho de uma carteira teórica com ações mais representativas na Bolsa.
Como é calculado o IBOV - Ibovespa
Os pontos do IBOV são calculados em tempo real e seu resultado é baseado na cotação de cada ação que integra o índice , multiplicado pela quantidade teórica dos ativos que compõem a carteira.
Cada ponto vale 1 real, o que se pressupõem que se a pontuação estiver em 50 mil pontos, todos os ativos que compõem a carteira teórica do Ibovespa estarão valendo isso em reais.
Como começar a investir na Bolsa de Valores
Para entender como investir na Bolsa de Valores, você precisa entender o seu perfil de Investidor, pois existem produtos diversos para cada tipo de perfil.
Se você não conhece o seu perfil, a recomendação é você consumir conteúdos que esclareçam sobre esses diferentes perfis de investimento em portais e com profissionais especializados na área.
O Portal InfoMoney, atualmente, é um dos mais procurados e traz informações diárias sobre a Bolsa.
Conteúdos gratuitos recomendados:
Websérie Transforme sua Vida Financeira
Com sete vídeos totalmente voltados para quem deseja começar a investir, a websérie foi produzida pelo Professor Marcos Mazzaroppi em parceria com os conteúdos InfoMoney. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Candido Mendes e Mestre em Economia Empresarial pelo IBMEC e que também atua no mercado Financeiro como Estrategista na RJI Gestão & Investimentos.
Clique aqui para inscrever-se gratuitamente
[Semana do Investidor de Sucesso em breve]