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Liderança e gestão moderna: os conceitos pró-pessoas X workaholic

Ter um líder no ambiente de trabalho é importante não apenas para quem ocupa o cargo, mas também para quem é liderado. Ele é uma figura que deve passar confiança para toda uma equipe. No conceito moderno de gestão, o significado de liderança passou a sofrer algumas alterações: o líder deve ser alguém que, mesmo com obstáculos, preze pelo bem-estar de sua empresa ou companhia. Porém, muitas lideranças acabam prejudicando mentalmente, emocionalmente e fisicamente todo o grupo de funcionários.

Com o objetivo de "tirar o melhor" de cada integrante, líderes de gestões modernas pedem o máximo de esforço possível. Mas a quantidade de horas empenhadas para determinadas funções pode causar um esgotamento. Além disso, pode afetar psicologicamente os trabalhadores e transformá-los em viciados em trabalho ou, em outro nome, workaholics.

 

Workaholics

Como já foi dito, workaholics são pessoas que trabalham compulsivamente. Gostando ou não, eles se sentem presos à uma tarefa, sentindo que não podem desistir dessa. O método moderno de gestão foi fundamental para a expansão da quantidade de pessoas que se enxergam nessa questão: muitas vezes, o próprio líder é um workaholic.

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Devido ao fascínio pelo trabalho, eles se cobram cada vez mais, exigindo uma perfeição que, muitas vezes, é simplesmente impossível de alcançar. Com esse vício, os líderes modernos simplesmente não conseguem enxergar o autoesgotamento e o cansaço alheio. Indivíduos no papel da liderança desejam que os outros profissionais acompanhem o ritmo imposto para alcançar determinado objetivo. E essa imposição acaba por mecanizar seus funcionários, fazendo com que, o que antes era uma equipe, transforme-se em uma máquina de trabalho compulsivo.

 

A falsidade em questão

O pior de tudo é que, muitas vezes, alguns líderes tentam "abafar" casos em que o vício está aparente. Gestores modernos que cobram muito de sua equipe insistem em afirmar que não se trata de um vício, mas sim de um "simples incentivo". Além disso, procuram encontrar diferentes formas de recompensa para manter o funcionário trabalhando, como oferecer bônus. Isso faz com que ele não perceba que está esgotado ou que está sendo "puxado" pelo seu líder. Assim, tem maior tendência de se tornar um workaholic.

 

Outro tipo de "falsidade" está relacionada ao ambiente e aos recursos disponíveis. Muitas vezes, são disponibilizados aqueles que trazem a sensação de conforto e facilidade ao trabalhador. Por exemplo, algumas empresas demonstram que desejam "aumentar a capacidade de seus funcionários sem cobrar muito deles". Mas, na realidade, é difícil fazer isso. A cobrança é muito importante para a gestão moderna, pois traz mais resultados e, em um mundo contemporâneo onde quase todo tipo de trabalho é composto por dinamismo e velocidade, é difícil para o líder não cobrar.

 

Como liderar?

É preciso constatar que um líder moderno não tem o papel de "chefe". Não se trata mais de saber mandar em alguém, mas sim de liderar. Liderar significa que, trabalhando em conjunto, todos os componentes da equipe precisam alcançar a prosperidade do projeto em mente. Colaboradores não são máquinas, mas sim pessoas que confiam em um líder e, por acreditarem em um objetivo proposto, desejam ser liderados e "explorados" positivamente ao máximo para que um projeto funcione.

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O líder deve ouvir, entender e colaborar com os liderados. Trata-se de um trabalho coletivo que deve ser realizado de forma agradável para ambas as partes. O sucesso de um líder moderno só será alcançado a partir do equilíbrio entre trabalho e bem-estar, e da capacidade de gerenciar uma equipe.