As Startups são empresas inovadoras que tem o objetivo de desenvolver ou aprimorar algum modelo de negócio.
No Brasil, de acordo com a Abstartup (Associação Brasileira de Startup), em um estudo realizado em 2019, haviam 12.727 startups. Destas, apenas 11 são unicórnios, ou seja, são avaliadas em mais de U$ 1 bilhão de dólares.
Fases de uma StartUp:
Há muitas maneiras diferentes de abrir uma startup, porém vamos mostrar 4 fases apenas para você entender melhor.
Ideação: Este é momento de retirar do papel os planos de abrir uma startup, e começar a desenvolvê-la. Ao longo deste processo, muitas dúvidas surgirão, como por exemplo: Quais os tipos de clientes vou atender? Conheço e sei explicar inteiramente meu produto?
Operação: Nessa fase, é a busca de mercado, construção do networking, captação de clientes e expansão do sistema. Até aqui seu produto já deve ser validado e estar pronto para ser operacionalizado. Você chegou na fase de construção, onde você deve pensar em demandas e como tornar isso viável.
Esta fase também é marcada pelo investimento em pessoas e tempo de trabalho, e uma das dificuldades pode ser a administração do tempo e da produtividade das equipes envolvidas. Neste momento, a construção de KPIs, Key Performance Indicators, pode ser essencial para que, desde o início, seja possível avaliar com métricas assertivas o desempenho de cada processo da startup.
Tração: Agora a empresa já está se estabilizando, por isso é necessário um controle eficiente do capital para futuros investimentos. O budget da empresa é o principal foco, sempre atualizando os modelos de negócios e se especializando cada vez mais, para a retenção de clientes.
Umas das qualidades que será necessária será a escalabilidade, a capacidade de crescer sem perder a essência. O objetivo é faturar mais e gastar menos, por isso é tão importante o modelo de negócios e analisar investimentos.
Scale-up: A única fase fixa em qualquer conceito ou estruturação de fases de uma startup, é desejada por dez de cada dez empreendedores. A empresa para se tornar uma scale-up deve ter um crescimento de 20% em três anos consecutivos, pode ser em receita ou no número de colaboradores.
Você precisa conhecer seu negócio! Nada, sem estudo, resulta em sucesso.