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Conceito STEM na educação básica

O que é STEM?

O conceito STEM, Science, Technology, Engineering and Mathematics, (traduzindo para o português Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) são as bases para a criação do STEM, a ideia original é unir e aliar os conhecimentos dessas quatro áreas em torno da melhora e evolução da educação.

A aprendizagem desse conceito se baseia em uma nova pedagogia, em uma didática completamente diferente, usando a criatividade como seu alicerce. Buscando oferecer o melhor as escolas públicas do mundo inteiro.

 

Como funciona o STEM?

O colégio Paraíso é um ótimo exemplo real e prático de como utilizar o STEM. O colégio tem se dedicado a realizar a atividades criadas pelo programa da Microsoft Educação que incentiva os estudantes a criar tarefas mão na massa e financeiras acessíveis, a escola promove projetos em simulação com demandas da vida real compondo as áreas do STEM.

 

*Na aula em questão do 2º ano do Ensino Médio, em uma atividade Hacking STEM, Victória e os colegas visualizaram, em uma situação real, como se dá a reação química, que gera energia dentro de uma pilha. Usando materiais simples como limões, fios condutores, placas de cobre e zinco, os alunos puderam gerar uma corrente elétrica, comprovada com o acendimento de uma lâmpada de LED.*

 

Esta foi uma das aulas recentes de química realizada pelos alunos. Usando materiais simples para gerar uma corrente elétrica e assim aprender química na prática!

 

Objetivo:

O Conceito STEM visa a reformular a educação, para que desde a infância as escolas formem pessoas capacitadas e de conhecimento que se contextualiza com o momento da indústria, da tecnologia e do mercado de trabalho atual, em linhas gerais. Crianças e adolescentes aprenderão sobre conceitos práticos da vida onde podem se especializar e crescer efetivamente em uma área em que sonham trabalhar.

 

O professor Leandro Holanda, mestre em Ciências e especialista da área de Química do Time de Autores Nova Escola, propõe que os professores têm dois desafios para encarar esse novo conceito:

 

  1. Trazer os desafios do STEM para os alunos, e em uma ou duas aulas iniciarem uma construção de um objeto de conhecimento.
  2. Trabalhar o STEM como parte de seu projeto de aula já existente, dividindo parcialmente em várias aulas e como etapas bem definidas e segmentadas. Assim, os alunos levam problemas, pesquisas, dados e o professor propõe uma atividade que necessite mais de uma aula para a produção e os testes finais.

 

Dicas para a implementação do STEM

Se você é professor essas próximas dicas são para você! De acordo com estudos de artigos da Nova Escola, Blog Trivium e do Blog Geekie, essas são boas práticas para implementação efetiva do STEM.

 

União dos 4 elementos, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática: Alinhar os 4 tópicos que se baseia o conceito STEM, obviamente não é necessário ter as 4 em uma só atividade, porém o mais diversificado e criativo for, melhor e mais produtiva será a aula.

 

Gerar interesse e vontade nos alunos: Se houver uma proposta dinâmica, diferente e inovadora, você poderá contar a participação dos alunos e contar com a força de vontade de querer mostrar um trabalho bem feito. Trabalhar a imaginação e a criatividade dos alunos irá engaja-los e ansiar por mais atividades como esta.

 

Trabalhar atividades compartilhadas e coletivas: Ensine aos alunos o poder da comunhão e do trabalho em equipe, divida as tarefas para eles e os deixem treinar as habilidades de comunicação e socioemocional. Muitos destes trabalhos podem revelar os líderes do futuro.

 

Proposta e desafios reais: Lance uma proposta desafiadora com problemas reais, para os alunos sentirem a tensão de um trabalho real. Nem toda aula terá uma produção ativa, mas essas atividades são de grande valia e servirão para a contribuição do aprendizado.

 

Esperamos que esse artigo tenha lhe ajudado a entender o que é o conceito STEM e qual seu objetivo. Até a próxima leitura!

 

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