Muito se fala da importância da inovação para a evolução de processos, produtos e serviços que permeiam as relações de consumo, operações bancárias, meios de informação, formas de deslocamento e até mesmo a obtenção de conhecimento.
O conceito de inovação não se resume apenas a adoção de tecnologias, mas também passa por questões de comportamento, formas de pensar e viver. Para isso, iremos explicar o conceito desse importante termo que está presente diretamente em nosso dia a dia. Confira!
O ato de fazer diferente do padrão, de forma otimizada, visando melhores resultados e que facilitem a vida do consumidor define a inovaçã
O conceito, pelo viés econômico, implementa novas soluções para serviços e produtos, aumentando assim o rendimento da organização.. Como definiu o estudioso da área da administração Peter Drucker “inovação é ato de atribuir novas capacidades aos recursos (pessoas e processos) existentes na empresa para gerar riqueza.
Visto o conceito de inovação é importante destacar que existem tipos de inovação para o desenvolvimento de novos padrões, sejam eles de produção, sistemas e produtos.
Abaixo iremos listar cinco populares tipos de inovação:
Estes cinco tipos de inovação estão presentes em todos os segmentos econômicos, criando a necessidade de adaptação constante de gestores que buscam posicionamento estratégico no acirrado mercado atual.
No setor educacional, por exemplo, instituições de ensino devem atualizar-se para conseguirem atender as demandas que surgem quase que diariamente, como:
São alguns dos exemplos que podemos citar de necessidades destes novos tempos onde a inovação é palavra-chave do processo educacional. Mas como levar processos inovadores e recursos tecnológicos para as salas de aula?
Abaixo iremos explicar sobre este importante tema. Confira!
Quando se fala em inovação na educação, automaticamente ligamos com a inclusão de tecnologias da informação e comunicação em sala de aula.
Porém, a simples inclusão da internet, computadores e tablets não resume o conceito de inovação nessa área base do desenvolvimento social e econômico.
Estas tecnologias servem como intermediárias da criação de uma nova consciência na forma de ensino e aprendizado, dinamizando processos educacionais, levando variedade de materiais e conteúdos e captando a atenção de alunos - inseridos em um contexto repleto de estímulos que ganhariam com folga da educação tradicional reduzida a “giz, lousa e saliva”.
Para termos uma ideia em estudo realizado pela Universidade de Berkeley, intitulado “How Much Information” demonstra que há 10 anos a população mundial consumia cerca de 12 horas de informação diariamente.
Ou seja, metade do nosso dia já era comprometido com notícias, comunicados e informações de todos os tipos e origens. Voltemos para os dias de hoje. Só no Brasil 70% da população está conectada à Internet, segundo monitoramento do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic).
Visto este cenário, como competir com todas essas informações dispostas à um clique de distância e tornar o aprendizado algo dinâmico e efetivo?
Uma das soluções mais eficazes e de resultados positivos é a formatação de cursos e conteúdos adaptados às novas necessidades de mercado, ofertadas inclusive a partir de cursos de modalidade à distância.
Hoje, são mais de 9 milhões de alunos matriculados em cursos de graduação, pós-graduação, livres, corporativos, entre outros - que fazem parte do leque de atuação da EaD - segundo último Censo da EAD BR realizada pela Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED).
Esse formato de ensino tem se popularizado principalmente pela adaptabilidade de horários e pelos preços mais baixos em relação ao ensino presencial.
É crescente a preocupação de instituições que oferecem este tipo de modalidade educacional com a qualidade de seus cursos, conteúdos e corpo docente - gerando maior desenvolvimento para o setor que cresceu mais de 17% entre 2017 e 2018 em todas as modalidades.
Esta preocupação gerou a necessidade de novos recursos educacionais, que vão além das tradicionais videoaulas e trabalham com uma maior interação entre alunos, professores e o próprio conteúdo.
São alguns exemplos destes recursos:
Além destes recursos outras formas de inovação na educação passam pelo: treinamento de equipe técnica, monitores e professores, novas formas de captação de alunos e canais de vendas, investimentos em marketing e comunicação e estratégias de retenção.
Todos estes serviços você encontra na InterEdTech, uma das empresas InterGroup.
Faça parte do novo mundo da educação!