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Como começar uma startup?

Startups são companhias e empresas que estão iniciando suas atividades e buscam desenvolver um modelo de negócio na maioria dos casos inovador e com base tecnológica. Elas permitem que empreendedores coloquem suas ideias em prática de maneira estruturada.

Entre 2015 e 2019, o número de startups no Brasil saltou de 4.4451 para 12.727, segundo a Associação Brasileira de Startups. Existem algumas etapas de criação para começar o desenvolvimentos de startups de forma sólida, fazendo com que seu negócio cresça e gere lucros. Confira!

 

Dicas e etapas para a criação de uma Startup

 

  1. Canvas

O Business Model Canvas é uma ferramenta de planejamento para inovação de modelos de negócios que ajuda o empreendedor a decidir e analisar estratégias. Você terá que estabelecer propostas de valor, segmentos de clientes, canais, relacionamento com clientes, recursos, parcerias, atividades-chave, fontes de receita e estrutura de custos por meio de uma mapa visual que proporciona a otimização da estruturação e desenvolvimento do seu negócio.

 

  1. Validação de hipóteses

Essa etapa consiste em testar o comportamento do seu modelo de negócios por meio de hipóteses para descobrir ou comprovar o que é necessário para sua startup. Muitas dessas suposições podem ser estabelecidas pelo Canvas, por isso, as duas etapas devem estar alinhadas.

Alguns exemplos de validações podem ser: comprovar se seus clientes terão interesse pelo seu produto ou fatores externos e tecnologias do mercado.

 

  1. MVP e protótipos

Essa etapa de desenvolvimento está inserida na validação do produto oferecido pelo o seu negócio. Protótipo é quando você testa determinada funcionalidade do que oferece e disponibiliza ao cliente uma visão reduzida do resultado final para, a partir de um feedback, fazer melhorias técnicas.

O MVP é um protótipo da sua ideia que oferece uma visão simplificada do produto final, isto é, não tem todas as suas características. Ele serve para testar o produto como um todo e também suas funcionalidade específicas. O feedback do MVP é usado para orientar o desenvolvimento do seu negócio.

Além disso, é uma forma de conquistar base de clientes, engajamento dos seus seguidores e começar parcerias. Visto que, por meio do MVP, é possível entender o comportamento do seu público.

 

Leia mais: Entenda as fases de uma StartUp

 

  1. Testes de canais de tração

A tração ajuda a mensurar e escalar o crescimento  da sua startup, assim como sua capacidade de conquistar novos clientes de forma escalável e previsível. O indicador de tração do seu negócio deve ser fácil de acompanhar.

Existem vários canais e ferramentas de tração como marketing pago em buscadores, relações públicas convencionais ou não, anúncios em redes sociais ou offline e SEO. Por isso, é preciso fazer testes para saber qual deles tem melhor resultado.

 

  1. Captação de investimentos

Ter recursos é fundamental para o desenvolvimento e expansão de um negócio. Uma startup pode obter investimentos de diferentes formas. Contudo, você deve escolhê-los de acordo com o momento em que a empresa vive e com os sócios que tenham características compatíveis com sua proposta.

O investimento inicial, normalmente do próprio criador, é chamado de bootstrapping.  Mas também há outras formas de conquistar investimentos externos: uma delas é o investimento anjo, feito por outras empresas físicas ou ainda por meio de investimentos como capital semente, incubadoras, Venture Capital, aceleradoras, Venture Building, financiamento bancário, subvenção econômica e crowdfunding.

  1. Monetização da sua startup

Esse passo pode ser resumido em montar estratégias comerciais para rentabilizar o seu negócio. Para monetizar sua startup é preciso levar em conta não só o valor de mercado do seu produto e custos de produção, mas também as características e a proposta do seu negócio. Você pode monetizar sua startup por meio da cobrança de comissões, leads, mensalidades, freemium e propagandas.

 

Curso de Extensão Criação de Startups

A Universidade Candido Mendes oferece um curso de extensão EAD para criação de startups com empreendedores que participam de grandes startups do mercado. No curso são ensinadas técnicas do Vale do Silício para impulsionar o crescimento do seu negócio.

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