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4 Tendências Educacionais para 2020

O Brasil caiu cinco posições no ranking de tecnologia no ano de 2019, ocupando atualmente o 64º lugar. Um avanço positivo, porém ainda está muito atrasado em relação ao resto do mundo. Junto a isso, também foi divulgado o PISA, ranking mundial de proficiência em leitura, ciência e matemática, realizado pela OCDE (Organização para Cooperação de Desenvolvimento Econômico). O teste é realizado com adolescentes de 15 anos de 79 países, fazendo a coleta de dados socioeconômicos e também influência na gestão do governo em áreas que precisam de investimento. 

No ranking do PISA o Brasil se estabeleceu em 57º lugar em leitura, com média 413, em matemática ficou em 70º lugar, com média 384 pontos e em ciências ficou em 66º, com média de 404. Fazendo o comparativo do nosso país com os países de outros continentes, o Brasil acaba ficando atrás, sendo assim, a média de pontos dos países participantes para leitura foi de 487, matemática 489 e ciências foi de 489.

Contudo, resultados negativos geram soluções positivas e as empresas privadas analisaram esse fator como oportunidade. A educação à distância visa ajudar e facilitar o ensino a quem busca obter novos conhecimentos de forma prática. Segundo os dados do Censo de Educação Superior, o ensino a distância em 2017 teve a maior alta no crescimento no número de matrículas em ensino superior a distância, foram 18% de crescimento comparados ao ano anterior.

Porém, o Censo divulgado em 2018 revela que os números foram ainda mais surpreendentes. E pela primeira vez, o número de vagas em graduações superou ao de ensino presencial, sendo mais de 7 milhões de vagas para ensino a distância e 6,4 milhões para o ensino superior presencial. 

Os dados do Censo revelam que em 2017 havia cerca de 1,8 milhões de alunos matriculados em ensino superior a distância, ou seja, um número três vezes menor do que o número de alunos presenciais matriculados em 2018 e quase quatro vezes menor que o número de matrículas a distância também em 2018. Com isso, a oferta dos cursos a distância aumentaram 50,7%. Entretanto, os cursos presenciais ainda tem mais alunos matriculados.

microlearning (2)

Os alunos hoje atendem ao dinamismo e a produtividade, o autoritarismo e o saudosismo estão sendo deixado para trás. Os alunos priorizam a flexibilidade de qual o melhor horário e local para poderem realizar suas tarefas e estudos, a variedade de cursos, o desenvolvimento de habilidades e diploma reconhecido. As tendências para este ano consistem em inovação, a tecnologia está começando a acompanhar a educação, mas ainda é uma parcela baixa de evolução digital na educação, pois o mercado de educação global é quase 8 vezes maior que o mercado de software, porém 2% são digitais apenas. 

O Horizon NMC projeta anualmente as tendências tecnológicas da educação para os próximos 5 anos, e o New Media Consortium/Educause documentou algumas tendências que já podem ser consolidadas neste ano.  

  • Estímulo à inovação: Os educadores percebem que o mundo está evoluindo tecnologicamente e a tendência é que o ocorra o mesmo com a educação, as instituições devem tornar a tecnologia uma catalisadora da aprendizagem e também preparar o aluno para o mercado de trabalho.
  • Avaliar e medir o ensino: A utilização de tecnologias educacionais propicia a coleta de dados e as tecnologias permitem avaliar as metodologias de ensino em tempo real, ocorrendo à instituição a busca pela melhora do desempenho educacional. 
  • Ensino Híbrido: Encontro presencial e a distância de alunos e professores. O segredo é integrar o online e off-line criando espaços interativos e que incorporem o desenvolvimento de competências. 
  • Mudar a sala de aula: Consiste em professor ser o facilitador ficando ao centro dos alunos que o cercam, diferente do sistema de fileiras segmentadas para o quadro negro. 
  • Inteligência Artificial: Auxilia no sistema de notas, tarefas longas e até mesmo na identificação de plágio. Se resume em uma automação, tornando-se o braço direito do professor, podendo analisar padrões de comportamentos de alunos para o professor ponderar a melhor forma de entregar o conteúdo, otimiza o tempo do professor para ele conseguir explorar o potencial de seus alunos.

 

O Microlearning é também uma das metodologias mais válidas para formação profissional. Também chamado de micro aprendizagem, É a capacidade de introduzir um assunto específico ao aluno em um curto período de tempo (3 à 5 minutos). Ela se encaixa perfeitamente à realidade de alunos com escassez de tempo. É uma técnica muito utilizada nas videoaulas de EAD, pela jornada de trabalho unida com a jornada de estudo, focando e comprimindo uma aula compensando com o conteúdo direcionado.

Os objetivos que acercam as tendências educacionais visam acesso e igualdade de oportunidade, considerando métodos como MOOCs e outros programas de engajamento a custo reduzido ampliando sua oferta. O incentivo à pesquisa, as instituições mais renomadas são as que estimulam a ciência e o empreendedorismo. Os alunos devem ser guiados a serem autônomos e fluentes digitalmente.

Se a sua instituição de ensino não fornece ainda metodologias de ensino como estas para seus alunos, pode ser que você esteja deixando passar algumas oportunidades de melhorar o seu serviço e otimizar o tempo do estudante.

Por isso, sugerimos que você analise essas tendências educacionais e veja quais podem ser interessantes para o seu negócio.

E, para saber mais sobre as novidades no ramo da educação, não deixe de acessar o nosso blog!