Como funciona a educação a distância no Brasil? Quais são suas principais tendências e aplicações?
Estas foram algumas das perguntas que fizeram parte do 11º Censo EaD BR da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) aplicado durante o ano de 2018 em 259 Instituições de Ensino de naturezas e perfis administrativos diferentes, como:
Estas Instituições são credenciadas pelo Sistema Nacional de Educação (SNE) - Ministério da Educação nos níveis de ensino básico, técnico e superior (graduação e pós-graduação), instituições educacionais formais e não formais que oferecem cursos livres e instituições atuantes no âmbito da educação corporativa.
Foram analisados assuntos pontuais e estratégicos, tais como:
Divulgado em outubro durante a abertura do 25º Congresso Internacional de Educação a Distância (CIAED), que aconteceu em Poços de Caldas (MG) nos dias 20 à 24.
Na ocasião, a responsável pelo levantamento e monitoramento de dados, Betina Von Staa, pôde apresentar os principais indicativos do setor e como as Instituições de Ensino que responderam o Censo EaD BR da ABED 2018/2019, atuam para atender as demandas destes alunos, que buscam na EAD a chance de oportunidades de crescimento, formação acadêmica e profissional.
Para termos uma ideia da importância desse levantamento é interessante notarmos dois dos principais números da modalidade a distância e seu impacto em todo o cenário educacional:
A ABED foi precursora no levantamento de dados e informações sobre a educação a distância no país, pois percebeu que informações e dados relevantes da forma como a modalidade estava sendo aplicada e que o crescimento exponencial do setor precisava de monitoramento e análise para refinar e expandir os processos.
As questões estatísticas e numéricas do Censo da ABED fundamentais para o cenário educacional se mantém anualmente, porém a cada ano são inseridos novos temas que possam levar a uma anál ise mais criteriosa e que comprova caminhos e estratégias seguidas pelas instituições de ensino na busca de rentabilidade nesse mercado.
Neste ano, o tema destaque foi: a busca pela qualidade como diferencial das IES para serem sustentáveis no acirrado mercado da EAD. Anteriormente, focadas essencialmente em estratégias de preço para se destacarem, hoje buscam na sofisticação de recursos, adaptação do ensino e diversificação de conteúdos a diferenciação perante seus concorrentes.
Na foto, Marcos Golenha (InterEdTech) e Betina Von Staa (ABED)
Segundo o Censo deste ano, as notícias são animadoras para IES e para fornecedores, pois as organizações que se adaptarem às novas tendências da educação, investimento em estratégias de qualidade na diferenciação conseguem captar os alunos em meio a variada opções de instituições.
Segundo a responsável do Censo EaD BR da ABED, Betina Von Staa, existem dois movimentos simultâneos na educação à distância hoje:
“Instituições locais e de nicho estão em busca de qualificação de seus processos educacionais para aumentar a rentabilidade em paralelo às IES já consolidadas que investem nas estratégias de massa e robustez para atender seu público”.
Betina ainda destaca que embora caminhem em movimentos paralelos estas tendências não invalidam uma a outra, mas sim exigem que em ambos os cenários seja consolidado estratégias integradas de preço e qualidade para a sobrevivência no mercado educacional a distância.
A InterEdTech atua na conexão entre novos formatos de conteúdo acadêmico e processos educacionais para levar mais fluidez e rentabilidade aos seus negócios.
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Fonte:
Todas estas questões e dados aprofundados você pode conferir no Censo EaD BR da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) 2018/2019