Pular para o conteúdo

Diferentes formas de interação são utilizadas para garantir o aprendizado do EaD

A educação à distância revoluciona o mercado educacional tendo sua expansão, em maior escala, a partir da chamada 5ª geração, conhecido pela inserção das novas tecnologias através da Internet. No EAD, forma e conteúdo estão diretamente ligados para a difusão dos conteúdos e efetividade do aprendizado. 

Escolher o formato ideal do infoproduto é um dos principais pontos a serem analisados para que o público interessado seja alcançado. Ebooks, vídeo aulas, webinários, chats e podcasts são exemplos de ferramentas utilizadas para a distribuição e divulgação de conteúdos no meio digital. 

Estas ferramentas diferem principalmente pelo tipo de interação e comunicação utilizada, que pode ser síncrona ou assíncrona. Cada uma destas modalidades atende objetivos e necessidades específicas e que farão a diferença para que o aluno escolha a que melhor se encaixe na sua rotina e propósito. 

  • Ferramentas Síncronas x Assíncronas

As ferramentas síncronas são aquelas em que se faz necessário a simultaneidade de acesso, tanto dos alunos quanto dos tutores e/ou professores do curso, ou seja, todos os envolvidos devem estar conectados em um horário e local pré-definidos para a execução das atividades e acompanhamento dos conteúdos. 

Assemelha-se muito com uma sala de aula presencial, onde o instrutor distribui os tópicos e matérias de acordo com seu próprio ritmo seguindo um programa educacional estipulado e , a partir disso, os alunos podem desenvolver seus conhecimentos neste espaço compartilhado, tirando dúvidas e trocando impressões em tempo real na aula. 

Esta é a principal vantagem das ferramentas síncronas: a interação no momento presente em que se está tendo acesso aos conteúdos. Além disso, como vantagem possui o desenvolvimento da comunicação entre os participantes e feedback instantâneo das questões que envolvem cada tópico abordado.

Exemplos de ferramentas síncronas utilizadas no EaD:

  • Chats : são salas de conversa, bate-papo online, onde os alunos podem trocar informações entre eles e também tirar dúvidas com tutores e professores. 
  • Webconferências: são espaços compartilhados - recursos de áudio e/ou imagem, onde os alunos têm acesso a aula no momento em que ela está sendo transmitida. 

Já nas ferramentas assíncronas não é necessário a interação ao mesmo tempo e no mesmo local em que está sendo transmitida a aula. Neste tipo de ferramenta os conteúdos são disponibilizados em locais digitais onde o aluno pode acessar a qualquer hora, comumente através de links, podendo rever e consultar quantas vezes quiser durante o período contratual de cada curso.

Este tipo de aprendizado confere maior independência dos alunos por não ser necessária a simultaneidade de conexão. Outra característica das ferramentas assíncronas é relacionada ao ritmo do aprendizado, que neste caso é individual, ou seja, cada aluno dá sequência aos tópicos e conteúdos conforme seu entendimento e acompanhamento. 

Este fato dá suporte para o chamado aprendizado ativo, exigindo do aluno certa autonomia na busca pelas informações e materiais, devendo separar dentro da rotina carga horária definida para os estudos e para tirar dúvidas - que serão sanadas posteriormente por um tutor. 

Alguns exemplos de ferramentas assíncronas:

  • Ebooks - um dos mais famosos materiais da educação a distância, os livros digitais permitem um aprofundamento de temas e serve como base para o desenvolvimento de conhecimentos e busca de novas informações. Utiliza-se de elementos gráficos e textuais na divulgação de conteúdos.
  • Fóruns - espaço de debate de temas variados , permite que interessados acessem listas de discussões atemporais disponíveis em banco de dados.
  • E-mail - mais utilizado para troca de informações, materiais e conteúdos. Promove maior proximidade entre os participantes e elaboração de respostas e comentários com maior profundidade. 

Independente de qual seja a ferramenta escolhida e o tipo de interação que ela possui, a análise e identificação do que se busca com o curso é essencial tanto para consumir quanto para produzir infoprodutos e a partir dessa seleção será possível elaborar materiais alinhados ao mercado, com planejamento e viabilidade para atingir efetivamente seu público-alvo e/ou seu objetivo pessoal.